17 agosto 2009

Ranking será critério de participação na Copa MT, times tradicionais podem ficar de fora

0
17/08/2009
Luiz Esmael

Com o anuncio do Arbitral Técnico para o próximo dia 27, a 6ª Copa Mato Grosso começa a ser desenhada. O torneio seletivo ao Campeonato Brasileiro da Série D de 2010 terá a participação limite para dez clubes, sua maioria integrado pelo critério de ranqueamento das equipes na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Adotado pelo presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, visando dar mais qualidade técnica à competição e atrair maior público aos estádios, o ranking à Copinha irá excluir vários times com certa tradição no futebol mato-grossense. Por exemplo, na edição deste ano, é possível a entidade deixar de fora o Barra do Garças, um dos principais times do interior do Estado e o Palmeiras do bairro do Porto, que retornou há dois anos e é o atual campeão da Segunda Divisão.

O Luverdense, atual campeão estadual, já decidiu que não irá disputar o torneio pelo fato de ter conseguido sua permanência na Série C de 2010. Grêmio de Jaciara está licenciado e o Tangará será excluído pela pouca presença do torcedor nos jogos dos times no estádio Mané Garrincha.

Além disso, o Araguaia, atual campeão da Copa Mato Grosso, também corre o risco de não ser incluso na disputa. Com dois anos de fundação, o time treinado por Marcos Birigui é a primeira vez que está disputando um torneio de nacional e pode estar atrás de times "novatos" como Cacerense, que já disputou a Série C de 2007 e a Copa do Brasil em 2008.

A competição, criada pelo governo do Estado, já tem oito clubes confirmados. De Cuiabá, Mixto e o Cuiabá Esporte Clube. Do interior estará Sinop Futebol Clube, Sorriso, União Vila Aurora e REC, todos de Rondonópolis, o Crac de Campo Verde.

No caso dos times das cidades de Cáceres e Várzea Grande, respectivamente, Cáceres Esporte Clube, Cacerense, Operário Futebol Clube e Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, a federação irá esperar pelo término da Segunda Divisão para escolher os representantes destes municípios. Mesmo sem conquistar nenhum título a nível estadual e com pouco mais de dois anos de fundação, o REC estará os participantes da Copinha deste ano.

fonte: A Gazeta

Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com