domingo, 14 de junho de 2009

Sindicato de arquitetura analisa a "simplicidade" do novo Verdão

0
14/06/2009

O site do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) - www.copa2014.org.br - publicou reportagem, detalhando a mudança do projeto do estádio para a Copa do Mundo em Cuiabá. De acordo com a reportagem, "o novo projeto do estádio Verdão, agora definitivo, prevê a construção de um estádio simples e funcional", cita o sindicato.

Destacando detalhes de um amplo complexo para visitação, o site cita que "parte das arquibancadas poderão ser desmontadas para que a arena ganhe mais espaço físico provisório."

"As mudanças foram apara aperfeiçoar o projeto, que ficou mais versátil, simples e barato. Os materiais de insumo poderão ser adquiridos em Mato Grosso, pois nada será importado. Buscamos adequar a questão ambiental, econômica e sustentável. Um projeto arrojado com arquitetura moderna que, depois do evento, irá atender a sociedade mato-grossense", disse Yuri Bastos, do Comitê Mato-grossense da Copa, ao site.

Segundo ainda a reportagem, o complexo será construído no mesmo local onde hoje está o estádio Verdão, e contará com restaurantes, hotéis, estacionamentos, lagos, bosque, pista para caminhada e.vai custar R$ 430 milhões. Os investimentos serão feitos com recursos do Governo estadual, que possui um fundo especifico, que conta atualmente com R$ 100 milhões, e ainda investimentos da iniciativa privada. Segundo Yuri, logo após a Copa, o complexo será administrado por meio de concessão, visando gerar emprego e renda.

Segundo a Fifa, o prazo para publicação do edital de licitação das obras do novo estádio é agosto deste ano. As obras devem ser iniciadas até fevereiro de 2010 e entregues em dezembro de 2012.

O projeto do World Cup Stadium Cuiabá foi assumido agora pela GCP Arquitetos, empresa de São Paulo dirigida pelo arquiteto Sérgio Coelho. O escritório já desenvolveu alguns estudos para outros equipamentos esportivos, como o primeiro "Green Stadium" do Brasil, em Osasco-SP, mas nenhum foi erguido. Apesar de falta de experiência do escritório em projetos de estádios, o Governo de Mato Grosso já fechou o negócio, cujo valor não foi divulgado. A arquitetura não agradou os torcedores cuiabanos.

fonte: Gazeta Digital

Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com