quarta-feira, 20 de maio de 2009

Deputado Riva concede moção de congratulação pelos 75 anos do Mixto

0

A Assembleia Legislativa aprovou uma moção de congratulações pela passagem do aniversário de 75 anos do Mixto Esporte Clube, de iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa e idealizador da criação da Associação dos Amantes do Futebol e Amigos do Mixto, deputado José Riva (PP). Um dos objetivos da associação, composta por empresários e políticos do Estado é resolver os problemas financeiros do clube e fazer com que o Mixto chegue à série B do Campeonato Brasileiro ainda este ano. O Mixto foi criado em 20 de maio de 1934.

“A moção é uma homenagem à diretoria e torcedores do Mixto pela sua importância na promoção social e pela destacada atuação em Mato Grosso”, avalia o presidente. Em sua atuação parlamentar, Riva não tem medido esforços para efetivar medidas que incentivem o esporte no estado, especialmente, o Mixto por ser o clube com melhores condições atualmente de fazer o futebol mato-grossense despontar. “Se o Mixto chegar à série B, já terá mais jogos para o estado. Isso vai ajudar também na economia e turismo no estado”, informou.

Associação - Dos nove associados, o secretário de Estado de Fazenda, Eder de Moraes Dias, foi nomeado presidente da entidade, e, entre outras atribuições, fará o gerenciamento dos recursos. “Já temos R$ 300 mil em caixa para investimento no Mixto. Até o final do ano, teremos arrecadado R$ 2 milhões”, ressaltou.

Riva disse ainda que a diretoria do Clube deverá prestar contas também à associação da aplicação dos recursos. “Queremos fazer algo transparente e correto. Dessa forma, com uma gestão sólida, poderemos em breve quitar os débitos trabalhistas do clube e pensar no futuro do Mixto”, complementou.

O novo técnico do Mixto, Marcelo Vilar, que já dirigiu o Palmeiras, e estava atualmente no Treze da Paraíba. “Já temos recursos para contratar também cinco jogadores que estão sendo sondados”, revelou Dias.

São fundadores e membros efetivos: José Riva, Blairo Maggi, Márcio Pardal, Eder de Moraes, João Dorileu Leal, Anildo Lima Barros, Mauro Mendes, Silval Barbosa e Eder Pinheiro. A diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o Biênio 2009-2010 está dividida da seguinte forma: Diretor presidente: Eder Morais; diretor vice-presidente: Anildo Lima Barros; diretor financeiro: José Riva; diretor administrativo: Márcio Roberto Carreto Pardal; diretor de divulgação: João Dorileo Leal; diretor institucional: Silval Barbosa. O Conselho Fiscal é formado pelo presidente: Blairo Maggi; membros: Eder Augusto Pinheiro e Mauro Mendes.

TRAJETÓRIA - O Mixto foi fundado no dia 20 de maio de 1934. Seu nome vem do fato do grupo de seus fundadores ser misto, composto por homens e mulheres, e se escreve com "x" devido à ortografia da época. Foram fundadores do clube: Ranulfo Paes de Barros, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (Maninho), Zulmira Andrade Canavarros, dentre outros.

A reunião de fundação do Mixto ocorreu na rua 7 de setembro, quase em frente da Igreja Senhor dos Passos, no centro de Cuiabá. Especificamente, na Livraria Pepe - um casarão construído em estilo colonial e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Considerado o clube mais popular de Mato Grosso, possuindo a maior torcida do Estado, é também o maior vencedor do Campeonato Mato-grossense, com 24 conquistas, além de ser o único com o título de tetracampeão em duas oportunidades (1951 a 1954 e de 1979 a 1982). O Mixto participou do Campeonato Brasileiro em 11 edições (de 1976 a 1986), ocupando atualmente o 78º lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol.

O clube conseguiu êxito no Estadual passado e disputará a Série C, evento que promete mover multidões ao Estádio da Capital José Fragelli (Verdão). Conhecido como "O mais querido do Centro-Oeste", pela sua enorme torcida alvinegra, tendo como referência a torcida organizada “Boca Suja”.



fonte: O Documento
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com