sexta-feira, 22 de maio de 2009

Copa 2014: FIFA fala da história de Campo Grande e Cuiabá

0

O site da FIFA trás informações sobre cidades brasileiras que concorrem a ser subsedes da Copa 2014. Na próxima semana o Brasil irá conhecer as escolhidas. Campo Grande disputa com a irmã Cuiabá (MT).

O Midiamax traduziu a matéria que fala do aspecto histórico, ambiental e também, futebolístico de cada uma dessas cidades.

Veja:

Campo Grande

Um grupo de fazendeiros do estado de Minas Gerais fundou o vilarejo no interior do Brasil (1900) chamado Campo Grande (Big Field) numa vasta área verde. Após décadas, a pequena vila foi sofrendo modificações e se tornou a imponente capital do estado de Mato Grosso do Sul, com uma população de 747 mil habitantes, onde vivem em 8 mil e 96 quilômetros quadrados.

A Cidade Morena (Brown City) tem o apelido por conta da cor da terra. Ela se desenvolveu como um dos mais importantes centros urbanos da região Centro-Oeste do Brasil e está estratégicamente situada bem no coração de Mato Grosso do Sul, no caminho dos países vizinhos Bolivia e Paraguai, dois países cuja influência cultural é claramente percebida na região que tem como hábito o Tereré, uma tipica infusão paraguaia preparada com água gelada.

Campo Grande é também uma via de acesso a uma das cidades do Brasil mais conhecidas como destino turistico como Bonito e (Corumbá) Pantanal, considerado pela UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade.

O clima em Campo Grande é úmido no verão e bastante seco no inverno. A temperatura alcança os 30º C em qualquer mês do ano e torna uma das maiores áreas verdes da cidade – os 119 hectares – Parque das Nações Indígenas (Indigenous Nations Park) no maior cartão postal dos campo-grandenses. Os principais pontos turisticos da cidade podem ser visitados no máximo em duas horas e meia no ônibus city tour.

Futebol

Desde que o estado de Mato Grosso do Sul foi separado de Mato Grosso no ano de 1979, dois clubes de Campo Grande têm dominado a cena do futebol local: Operário Futebol Clube, com dez titulos estaduais e o Esporte Clube Comercial, com sete.

Os dois times aproveitaram e estiveram entre os melhores das seleções brasileiras nos anos 70, mas nenhum foi preparado para continuar o caminho e desde 1986 não há time em Mato Grosso do Sul que hoje pertença a elite do futebol nacional.

Mais tarde, um terceiro time de Campo Grande, CENE, surge como importante seleção do estado.

Embora o Operário e Comercial tenham os estádios deles, a maioria das partidas são jogadas no estádio Pedro Pedrossian onde há capacidade para 45 mil torcedores. O estádio é popularmente conhecido como Morenão (Big Brown) – que pertence a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Mato Grosso do Sul's Federal University).

Cuiabá

A capital do estado de Mato Grosso está localizada geograficamente exatamente no centro da América do Sul, a dois mil quilômetros dos oceanos Atlântico e do Pacífico.

Estabilizada em 1719 durante a corrida pelo ouro no Brasil, Cuiabá reúne casas antigas, de constuções históricas que em 1992 foram declaradas patrimônio da humanidade.

Por quase 250 anos, Cuiabá viveu como uma pequena cidade na região central do Brasil. O cenário mudou rapidamente a partir do ano 2000, quando o governo federal implantou a um plano de expansão para o interior do País, que resultou na rodovias que ligam Mato Grosso aos estados de Goiás e São Paulo.

Em 30 anos, a população cresceu dramaticamente de seus 57 mil habitantes em 1960 para 400 mil nos anos 90. O vasto 3,5 mil quilômetros quadrados de área de Cuiabá hoje abriga 544,737 pessoas.

Cuiabá é um privilegiado lugar para turistas. Ela reúne os três mais importantes ecossistemas do Brasil: as savanas do Cerrado; a terra alagada do Pantanal; e a Amazônia. Com tão massiva presença da natureza, Cuiabá tem o apelido de ‘Green City' (Cidade Verde).

Os cuiabanos também são vizinhos de uma das mais importantes áreas de montanhas, a Chapada dos Guimarães, onde está a área arqueológica de 3,3 mil quilômeteros quadrados, no Parque Nacional, que atrai milhares de visitantes todos os anos.

A Chapada dos Guimarães é uma das das razões que fazem de Cuiabá ser considerada uma das mais quentes capitais do Brasil, com suas montanhas que bloqueiam massas polares e faz aumentar a temperatura para mais que 40º C no verão.

Futebol

Mixto Esporte Clube, de Cuiabá, é um dos mais importantes clubes do estado de Mato Grosso e tem uma das maiores tocidas do Centro-Oeste do Brasil.

O Tigre (Tiger) bateu o recorde de títulos e jogam na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro em 11 estações seguidas desde 1976. Mas, Mixto não está na elite. Os principais clubes rivais são Cuiabá Esporte Clube e Clube Esportivo Dom Bosco, do lado do Operário Futebol Clube, da cidade vizinha Várzea Grande.

O estádio José Fragelli, também conhecideo como Verdão (Big Green), é o templo do futebol de Mato Grosso. Com capacidade para 45,000 expectadores, ele foi construído em 1976.


fonte: Midia Max News

Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com